quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Grandes Gênios da Fórmula 1: Emerson Fittipaldi

A partir de hoje, o blog começa a exibir uma série que abordará a carreira de grandes gênios da Fórmula 1 e seus grandes feitos. Nessa série, serão freqüentes as aparições de grandes nomes do esporte como Michael Schumacher, Nelson Piquet, Alain Prost, Ayrton Senna, Juan Manuel Fangio, e claro, o piloto escolhido para iniciar este conjunto de matérias: Emerson Fittipaldi. Espero que gostem!

Emerson Fittipaldi

O que fez: Após ser duas vezes campeão mundial, o Emmo, como é conhecido, fundou em parceria com o irmão, a primeira equipe de bases integralmente brasileiras, contando com o apoio da estatal Copersucar, nome pela qual tornou-se mais conhecida.

Carreira
Sua primeira corrida internacional ocorreu em abril de 1969. Seu grande talento foi notado por Colin Chapman, que o contratou para correr pela Lotus no ano seguinte.
Em 1970, fez uma boa temporada, vencendo sua primeira corrida na Fórmula 1, e ajudando Jochen Rindt a conquistar o título, sagrando-se um campeão póstumo. Foi constante em 1971 e, em 1972, com cinco vitórias, Emerson viria a conquistar seu primeiro título na categoria. Em 1973 venceu três corridas, mas foi batido por Jackie Stewart no mundial de pilotos.

O sucesso de Fittipaldi contribuiu para a inclusão do Brasil no calendário oficial da Fórmula 1, sendo mantido até hoje, alternando apenas o circuito no qual as edições ocorreram (São Paulo/Rio de Janeiro).

Em 1975, Emerson passou a ser "Manager" de sua equipe, que duraria até 1982. Sua vitoriosa carreira na F1 terminou com 14 vitórias e 6 pole positions. Posteriormente, seria piloto da extinta CART onde foi campeão.

0 comentários: