quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Fangio e os ciclos da Fórmula 1

Juan Manuel Fangio foi considerado por muitos o melhor piloto da história da Fórmula 1. Um piloto completo, à frente do seu tempo, que pregava que, para vencer na Fórmula 1, não precisava ser apenas o mais rápido. E dessa maneira, poupando seu equipamento e sabendo acelerar quando necessário, conquistou cinco campeonatos.
Fangio gostava do que fazia e não era de seu interesse que o esporte em que fora pioneiro, se transformasse em algo de caráter comercial, envolvendo valores astronômicos. Em sua aposentadoria, mostrou que fechava-se um ciclo da F1.

Em uma entrevista, anos depois, Fangio comenta o que o levou a optar pela aposentadoria:

"Eu estava em Reims (1958), treinando para o Grande Prêmio da França, quando senti que o carro estava muito instável, o que me chamou a atenção porque a grande virtude da Maserati 250F era sua estabilidade. Então cheguei ao box e perguntei ao chefe de equipe o que se passava; ele respondeu-me:- Trocamos os amortecedores! - Mas por quê?, perguntei. - Porque estes nos pagam! - Assim, naquele momento, tomei a decisão de encerrar a carreira. E não me arrependo disso!"

0 comentários: