quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Evolução da F1

Analisando os tempos da pole position do GP de Interlagos desde a pole de J. Villeneuve, há uma década, podemos perceber grande evolução da Fórmula 1. As aletas adicionadas aos carros não têm só fins estéticos, e desempenham significativo papel aerodinâmico. Um importante período é o destacado abaixo, cuja explicação você verá a seguir:

1999: Hakkinen 1'16''568
2000: Hakkinen 1'14''111
2001: M. Schumacher 1'13''780

Período de transição da Fórmula 1. As ajudas eletrônicas tinham sido banidas à quase metade da década e adeus aos "carros de outro mundo". Desde então, a Fórmula 1 tentou suprir a falta, com evoluções aerodinâmicas, passando por "carros inguiáveis" e chegando às aletas e chifres.O período destacado, mostra a fase em que os carros adotaram um padrão aerodinâmico (em linhas gerais) semelhante ao atual, enquanto ao mesmo tempo, gradualmente, acontecia a volta das ajudas eletrônicas (vide controle de tração).

O Resultado foi uma enorme redução nos tempos da pole de Interlagos.

Créditos aos postadores originais - Comunidade do Orkut: F1 - Fórmula 1 Brasil.

0 comentários: