segunda-feira, 12 de novembro de 2007

O primeiro título de Ayrton Senna

Ayrton Senna chegava à Silverstone para assistir à uma corrida. Era a primeira vez que pisava num circuito britânico, onde anos mais tarde seria aclamado pelo público. Entre os participantes, estava Chico Serra, piloto que lhe foi grande parceiro no início de sua carreira. Teve grande participação na ida de Senna à Fórmula Ford, intermediando as negociações e lhe servindo de intérprete, já que Senna não falava inglês.

Chico Serra havia sido campeão dois anos antes pela equipe Van Diemen e apresentou Senna ao chefe, Ralph Firman. O jovem piloto fazia exigências, e ao fim, conseguiu sair com um contrato de trinta corridas e alguns treinos extras.

Com objetividade e determinação, Senna conseguiu uma evolução impressionante nos testes e mostrou rápida adaptação ao carro. Já em sua segunda corrida conseguiu um terceiro lugar, ainda insatisfeito, pois almejava a vitória. Dentro de cinco meses, no circuito de Thruxton, Senna viria a conquistar o título de campeão da Fórmula Ford.

Um fato curioso é que ao longo da temporada, Senna travou algumas brigas dentro e fora das pistas. Seu principal adversário era o argentino Enrique Mansilla e em meio à rivalidade, Ralph Firman viu quatro carros seus serem destruídos em acidentes entre os companheiros de equipe. Este, por sua vez, vendo que a disputa poderia atrapalhar seus planos para a temporada, exportou o argentino para o P&O-Ferries, campeonato inglês também disputado com os monopostos da Fórmula Ford.

Como o campeonato disputado pelo argentino foi justamente o que o brasileiro deixou à segundo plano, Senna disputou apenas 20 corridas, das 30 previstas em seu contrato, vencendo doze delas.

E assim foi a primeira temporada (e o primeiro título!) de Ayrton Senna no automobilismo.

0 comentários: